Confira!
Relação das turmas com os participantes inscritos (em breve) Caso haja incorreções, por favor nos comunique por email.
Os minicursos são atividades opcionais, e cada participante poderá se inscrever em até 2 (dois) cursos, desde que não estejam no mesmo horário.
Valores dos minicursos:
1 mini-curso - R$ 20,00
2 mini-cursos - R$ 35,00
Comunicados:
Datas de realização dos Minicursos
Grupo A (Matutino): dias 23 e 24/10
Grupo B (Noturno): dias 22 e 23/10
GRUPO A
08h30-10h30
|
|
1. Tecnologias digitais para professores da Educação Básica (vagas encerradas!)
|
Dr. Paulo Marins (UAB-UnB)
|
2. Oficina de Música para professores da Educação Infantil.
|
Dr.ª Patrícia Pederiva (UnB) e Andréia
Martinez (UnB)
|
3. A filosofia Willems e a musicalização de crianças.
|
Ms.
Manoel Rasslan (UFMS)
|
4. Educação Musical Especial e inclusiva
|
Dr.ª Brasilena Gottshall P.
Trindade (FACESA -FUNCEB)
|
GRUPO B
18h30-20h30
|
|
5. Oficina de violão: aulas de violão em grupo
|
Ms. Alessandro Borges Cordeiro
(UnB)
|
6. Criação musical a
partir da improvisação
|
Dr. Antenor Ferreira (UnB) e Zé
Krishna Kholi
|
7. Ao lado de cada som,
atrás de cada expressão: atividades lúdicas dirigidas à Educação Musical
|
Dr. Carlos Kater (UFSCAR)
|
8. Canto coral nas escolas: uma proposta artística (vagas encerradas!)
|
Ms. Ana Lúcia Gaborim (UFMS)
|
9. Plataforma "Turma do Som" para Educação Musical em
escolas
|
Dr. Giordano Ribeiro Cabral (UFRPE)
e Waldcelma Silveira
|
GRUPO A
08h30-10h30 |
1. TECNOLOGIAS
DIGITAIS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – Dr. Paulo Marins (UAB-UnB) Vagas encerradas!
|
VAGAS: 20
O curso é uma oficina na qual os alunos (professores de música e
estudantes) farão reflexões e também realizarão trabalhos práticos acerca da
utilização dos mais variados recursos tecnológicos digitais nas aulas de
música.
PS: Recomenda-se que o aluno traga seu
laptop para as aulas.
|
2. OFICINA DE
MÚSICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Dr.ª Patrícia Pederiva
(UnB) e Andréia Martinez (UnB)
|
VAGAS: Ilimitado
Trata-se de uma oficina de música para professores e estudantes que
trabalham ou pretendem trabalhar com a música na educação infantil.
|
3. A FILOSOFIA
WILLEMS E A MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS – Ms. Manoel Rasslan (UFMS)
|
VAGAS: 40
Com base no pensamento de Edgar Willems (1890/1978), para quem a
educação musical não parte da matéria nem tampouco dos instrumentos, mas dos
princípios de vida que unem a música e o ser humano, este mini-curso tem o
objetivo de abordar, de forma panorâmica, os princípios e práticas
pedagógicas que fazem parte da Metodologia de Educação Musical Willems.
|
4. EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL E
INCLUSIVA – Dr.ª Brasilena Gottschall Pinto Trindade (FACESA-FUNCEB)
|
VAGAS: 20
Conceitos
básicos da educação geral e musical especial/inclusiva segundo as legislações internacional
e nacional (UNESCO, ISME, FLADEM, MEC e ABEM). O
ensino de música na educação básica: conceitos, competências, objetivos,
conteúdos, metodologia, avaliação, e atividades musicais CLATEC (Construção
de Instrumentos, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação).
Instrumentos e materiais didáticos musicais adaptados (Tecnologias Assistidas).
Vivências práticas.
|
GRUPO B
18h30-20h30 |
5. CANTO CORAL NAS
ESCOLAS: UMA PROPOSTA ARTÍSTICA – Ms. Ana Lúcia Gaborim (UFMS) (vagas encerradas!)
|
VAGAS: 30
Dinâmicas de ensaio e exercícios de técnica vocal aplicada a um
repertório variado, buscando o máximo de expressividade do coro infantil.
|
6. "AO LADO DE
CADA SOM, ATRAS DE CADA EXPRESSAO... ATIVIDADES LUDICAS DIRIGIDAS À EDUCACAO
MUSICAL" – Dr. Carlos Kater (UFSCAR)
|
VAGAS: 40
Serão trabalhadas na oficina atividades lúdicas dirigidas ao
desenvolvimento da escuta e da expressão musical. De caráter socializador e
expressivo, será visada sua aplicabilidade em sala de aula, no processo de
formação musical, voltado a diferentes faixas etárias, sobretudo à educação
infantil. Permeando os diversos jogos, serão tratadas informações relevantes
em vista de um melhor desempenho profissional do educador musical
contemporâneo.
|
7. CRIAÇÃO MUSICAL
A PARTIR DA IMPROVISAÇÃO – Dr. Antenor Ferreira (UnB) e Zé Krishna
Kholi
|
VAGAS: 15
Nesta oficina tem-se por objetivo desenvolver habilidades de criação
musical a partir da livre improvisação. Esta improvisação será guiada por
padrões e estruturas rítmicas prévias, baseadas em gêneros tradicionais
brasileiros, porém, transportados para um contexto contemporâneo. Os
participantes irão criar e interpretar diretamente em seus respectivos
instrumentos.
PS: Recomenda-se que o aluno traga seu
instrumento para as aulas (exceto bateria e piano).
|
8. PLATAFORMA TURMA
DO SOM PARA EDUCAÇÃO MUSICAL EM ESCOLAS – Dr. Giordano Ribeiro Cabral
(UFRPE) e Waldcelma Silveira
|
VAGAS: a confirmar
O curso apresenta a Plataforma Turma do Som, destinada aos anos
iniciais do Ensino Fundamental. O programa é apoiado em princípios
contemporâneos da educação musical e apresenta o conteúdo de forma lúdica e
instigante por meio de desenhos animados interativos. O desenvolvimento de
habilidades e a assimilação de conceitos e conteúdos são facilitados por meio
de jogos educativos.
|
9. OFICINA DE
VIOLÃO: AULAS DE VIOLÃO EM GRUPO – Ms. Alessandro Borges Cordeiro (UnB)
|
VAGAS: 15
O curso é uma oficina de introdução ao violão, por meio do aprendizado
coletivo e da prática de conjunto. O objetivo é desenvolver, junto com os
professores e alunos, ferramentas e ideias para despertar o interesse pela
música através do violão.
PS: Recomenda-se que o aluno traga seu
violão para as aulas.
|